Clero | Ortodoxos

Clero

Igreja Ortodoxa no Brasil 

Sua Santidade Patriarca Nicolás Aos Presbíteros e Diáconos, e Fieis 

     Em nome de Jesus  (Cl 3,17), venho até vocês amados irmãos e irmãs do Brasil, para saudar a todos com um abraço fraterno. Dirijo-me a todos vocês, membros, e Fieis desta Igreja que está neste amado Pais, Saúdo todas as autoridades constituídas no poder legislativo, judiciário e executivo. Dirijo-me fraternalmente às pessoas de boa vontade, que mesmo não comungando a fé Ortodoxa, trabalham pelo bem do próximo e construção de uma sociedade justa e fraterna.

  • Deus sempre nos surpreende, Com o coração nas mãos quero falar de coração a coração, pois, para todos sou Pai mas convosco sou cristão que busca cumprir a missão.

         A Metropolia é querida e destacada no do Brasil por sua história e atuação em favor do Reino de Deus, A trajetória bonita e atuante, da Igreja que por aí vemos o empenho do presbitério, diáconos, seminaristas, religiosos, religiosas e consagrados inseridos nesta Igreja, e a força da atuação dos cristãos leigos e leigas, discípulos e missionários do Evangelho, testemunham uma Igreja madura. Igreja que deve continuar avançando sempre mais, unida e sem medo de lançar as redes em águas mais profundas.

    Uma saudação especial aos padres que formam o querido Presbitério da Igreja Ortodoxo da Unidade:  vós sois testemunhas do sofrimento de Cristo e participantes da glória que vai ser revelada? (1Pd 5,1). Contem comigo, assim como espero poder contar com vocês! Saúdo a todos com afeto de pai, irmão e amigo.

     

        Perante todos vocês, Fieis de nossa Igreja no Brasil, eu venho, em nome de Jesus, para amar e servir na função que misteriosamente me foi confiada, não por meus méritos, mas pela infinita graça e misericórdia de Deus. Sei que Deus escolhe o fraco e desprezível, para fazer brilhar unicamente o seu poder. Sinto-me realmente pequeno e limitado, diante da grandiosidade desta Igreja e da missão a realizar. Mas assim como São Paulo, sinto o Senhor dizer-me:  Não tenhas medo nesta cidade há um povo numeroso que me pertence (At 18,9).

    Enquanto ao Nosso Metropolita e Bispos, a quem saúdo reverente, e encorajados em a aceitar a missão de Deus, o abandono consciente à sua vontade tem uma força que inspira coragem. Confio no apoio do amado irmão Dom Giovane Crisóstomo

     Nosso Metropolita no Brasil, eu o quero muito bem e o saúdo com afeto, conte sempre com meu apoio, orações, carinho e admiração.

    Confio em cada um de vocês, irmãs e irmãos leigos que, pelo batismo, são chamados à santidade. Antecipadamente agradeço a caridade que tiverem com nossa Igreja no Brasil.

    Venho para amar e servir em nome de Jesus na entrega sincera de minha pobre vida. De agora em diante vocês são a minha Igreja e Família, à qual o Senhor me envia para servir como pai e pastor, minha família, morada de Deus, edificada sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, do qual é Cristo Jesus a pedra angular  (Ef 2,19-20). Quero ser para todos o amigo certo nas horas incertas, o bom pastor segundo o coração de Cristo Jesus. Me ajudem!

    A levar o evangelho de Nosso Senhor Jesus, para que continuemos dedicando à missão em favor do Reino, conservando o tesouro da fé recebida dos apóstolos. Vamos caminhar juntos pois o amor de Cristo nos uniu. Permaneçamos unidos neste amor e não só reunidos. A união faz a força que vende o mal pelo bem. Aos pobres e sofredores, aos que estão sem esperança, meu carinho e conforto. Em nome de Jesus. Coragem!

    Muito me alegra que cada dia vidas estão sendo salvas.  Theotokos Tem sido para mim, mãe, protetora e modelo de fé e esperança. Confio a ela minha missão como Patriarca desta Igreja. Por Maria Deus nos deu o maior tesouro: Jesus, Caminho Verdade e Vida. Que ela interceda por nós.

             Ao saudar-vos, já levo a todos no coração.  Peço que lutem comigo nas orações que vocês dirigem a Deus em meu favor (Rm 15,30). Nos encontraremos em breve no Brasil.

    Deus Abençoe a todos. Coragem! Que a paz, alegria e a graça do Senhor Jesus Cristo estejam com vocês.

    + ++ Sua Santidade Patriarca Nicolas, Patriarcado das Nações.

Dom Giovanne Crisostomos 

Religiosos, Religiosas, seminaristas, Ministros leigos e leigas, Povo de Deus peregrino da Fé

“A vós todos, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.

Bendito seja o Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda consolação” (2Cor 1,2-3)

      Esperamos que todos estejam bem, com saúde e paz, vivendo com fé os trabalhos do dia a dia e esperando sempre, na graça de Deus, a qual nos faz capazes de amar e servir, venho até vocês, para agradecer a acolhida fraterna que tem dispensado a minha pessoa, nos inúmeros encontros que tenho realizado convosco.

Quero agradecer a generosidade dos sacerdotes que se colocaram a serviço, em espírito de disponibilidade ao Espírito Santo que conduz a vida do discípulo missionário. E o assumir as  responsabilidades para o bem da Igreja, somente trarão benefício a todos, principalmente à causa que abraçamos: a implantação do Reino de Deus. Estou feliz e agradecido aos padres que disseram seu sim às mudanças: Deus os abençoe!

Para as comunidades dirijo minhas preces e atenção, Rogando a Deus que os abençoe, recompense a colaboração de cada um, recordo a todos que Deus não se deixa vencer em generosidade, pois seu coração é maior, sua gratidão se faz sentir na alegria da realização pessoal e na santidade que Ele nos confere por causa de nossa fidelidade.

Em nome de Jesus, que Deus os abençoe

 

Pároco: Padre Alan da Silva Mendes
Aniversário Natalício: 21 de Janeiro 
Aniversário de Ordenação: 28 de Setembro 
Natural de Taubaté/SP, filho de Silvana Dutra da Silva e Benedito da Silva Mendes Filho. 
Chegou na missão em 17 de Outubro de 2012.

De uma pequena missão votiva a São Miguel Arcanjo surgiu uma grande Família. 

Padre Alan da Silva Mendes, nasceu em Taubaté interior de São Paulo, decidiu se tornar seminarista aos 12 anos de idade, após vários chamados.  Eu iniciei Minha Vocação deis de Criança o desejo e o sonho de ser Padre e levar o amor de Cristo, com muita luta! Orando, chorando na presença de Deus. Praticamente toda a área da minha vida, Uma madrugada com Deus eu orei dizendo: Senhor me ajuda! O que eu faço! Espírito Santo! Mostra-me o que devo fazer! Por favor e reposta foi logo em seguida, e muito clara! E o Espírito de Deus cochichou em meu ouvido o seguinte:  Evangelize! Não sei porquê mas isso me deu um conforto enorme! O Senhor viu que estava difícil, mas incentivou-me a perseverar, e buscar ganhar vidas para o reino. Fiz disso meu maior objetivo na minha vida! Posso ter muitas dificuldades pra isso agora, mas nunca vou desistir disso! Oro sempre pedindo a Deus que me dê um coração como o dele. Que busque o que Ele busca! Anseia pelo o que Ele anseia! Vidas! É por vidas que o coração de Deus anseia. Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Marcos 16:15

Em 2009, estava na cidade que nasci, quando senti dentro de meu coração que dizia para criar um grupo votivo a São Miguel Arcanjo. E para não achar que seria coisa da minha cabeça, pedi uma confirmação para o senhor.

Eu fui orar e pedi para Deus uma ajuda e uma confirmação logo Deus veio com a confirmação e no dia seguinte fui visitar uma família para fazer oração na casa de uma senhora chama (Maria Aparecida Vieira em memória). Após a oração estávamos conversando e me disse assim, olha filho porque você não monta uma missão para São Miguel Arcanjo, uma casa de oração onde as pessoas poderia ir para receber oração de libertação  e isso fico em meu coração, lembro-me de um dia como se fosse hoje fomos orar no monte eu e mais 6 pessoas, ocorreu que um deles durante a oração disse, Olha irmão, Deus está me dando uma visão, eu vejo você com uma Igreja grande num campo, e nesse campo, a glória do senhor habitará nesse monte Irão pessoas beber da graça que Deus estará dando nesse monte.

Fechei meus olhos e disse Eis-me aqui senhor faça-se em mim segundo vossa palavra, passado algum tempo, Deus nos levou em um Bairro na Cidade de Jacareí chamado Bairro do Pinhal, em uma missão na casa de uma Família e lá Deus veio em meu coração e me deu a visão da casa da benção a casa da oração, pensei comigo, meu Deus este lugar é tão afastado assim , e o senhor me falo “Porque derramarei água sobre o sedento, e torrentes sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes.”  Fechei meus olhos e disse Eis-me aqui senhor faça-se em mim segundo vossa palavra também: “…aviva a tua obra, ó Senhor… faze-a conhecida.

Então com Fé no senhor começamos o trabalho missionário sempre Deus a frente com a interseção de São Miguel Arcanjo, e Nossa Senhora dos Anjos. Antes da Criação do Santuário Ortodoxo de São Miguel Arcanjo e Mãe dos Anjos, precisávamos de um local para os trabalhos missionários e pastoral oramos ao senhor, jejuamos e o senhor tocou na Do Teresa de Souza Almeida e o Senhor Benedito donos das terras onde com alegria ofereceu um local para começar a obra do senhor. Não só uma garagem, mas uma igreja no Birro, dando iniciação a toda a construção. Foi construído o Santuário com amor e sacrifício.  A construção do Santuário é um sonho realizado, mais do que imaginava, porém há outro sonho ainda está se realizando. Acredita que o que chama tantos fiéis ao Santuário é a celebração, como é ministrado. Eu acredito que o chama as pessoas a igreja primeiro e Deus e a própria celebração, que é diferenciada das outras, ela é no sentido mais para oração, louvores e canto.

Para mim na vida consagrada a cada dia há algo novo. Uma oportunidade nova de ser mais de Deus. Tenho aprendido com meus erros e defeitos a experimentar a misericórdia de Deus em minha vida. Às vezes penso não ter força e o Senhor vem em meu auxilio, me levanta, me sustenta. Quando não consigo enxergar sua mão me levantando Ele usa os irmãos da comunidade para me colocar de pé. Busca sempre em Jesus suas forças e Ele te animará. Não importa sua miséria e a miséria daqueles que estão em sua volta. Deus sempre te animará. Tudo que assumimos e aceitamos com amor se torna mais fácil. O fardo fica mais leve e a cruz se torna um mistério de amor, pois Jesus venceu a cruz amando. Aceitou o calvário, o martírio, o desprezo e venceu a morte ressuscitando por amor. Aceite tudo que te acontecer, mesmo sendo contrário ao teu querer, aceite com amor e suba a cruz com Jesus se preciso for. Saiba que é através dela que se tem a salvação. Tenho experimentado o amor do Senhor crucificado e percebo que minhas lutas e dores se tornam pequenas diante daquele que por amor subiu a cruz por mim e a você!