QUEM SOMOS

“Ortodoxa” é o termo usado para descrever nossa Igreja. A palavra “Ortodoxa” é derivada de duas pequenas palavras gregas: “orthos” que significa correta e “doxa” significando fé ou glorificação. Deste modo, usamos a palavra “Ortodoxa” para indicar nossa convicção de que acreditamos e glorificamos a Deus de forma correta. Damos grande importância à tradição, integridade e fidelidade Apostólica no decurso de uma história de 2.000 anos.  

Somos Ortodoxos um povo que vem de longe, com muitos nomes, de muitas perseguições, de muitas lutas, mas construindo uma bela história de fé, de doutrina e de princípios. Você os conhecerá nos conteúdos de documentos que disponibilizamos neste Portal.

Somos Ortodoxos o povo da Bíblia, a Palavra Infalível e Eterna de Deus. Cremos em Deus Pai, Santo, Justo, Criador, e Sustentador de todas as coisas. Cremos no Deus Filho, Jesus Cristo, Salvador e Senhor de nossas vidas e almas, e no Deus Espirito Santo, o Consolador que nos guia em tudo quanto Jesus ensinou.

A IGREJA ORTODOXA

A Igreja Ortodoxa é uma família de Igrejas ao redor do mundo. Estão agrupadas não por uma organização centralizada, não por um único Prelado exercendo poder absoluto sobre todo o corpo da Igreja, mas pela dupla ligação: unidade da fé e comunhão nos sacramentos.

NOSSA FÉ

Cremos em um único Deus que é, ao mesmo tempo, três e um (triuno), em essência indivisível:

O Pai, o Filho e o Espírito Santo, denominados como a

“Santíssima Trindade

NOSSA COMUNIDADE

O Santuário Ortodoxo de São Miguel Arcanjo de Jacareí -SP,  está sob o manto do Patriarcado das Nações , através da Metropolia  e de todo o Brasil. Reúne a comunidade de crença ortodoxa na cidade de Jacareí  e região, sejam descendentes ucranianos, árabes, gregos ou brasileiros.

Santuário ortodoxo São Miguel Arcanjo

Somos o Santuário de São Miguel Arcanjo devoto, fiel, de Jesus Cristo, fundada, no dia 18 de Outubro de 2013, Somos -católicos ortodoxos, unidos no amor de Cristo, que se propõe a vivenciar o evangelho na simplicidade, como Jesus viveu e ensinou. Fazemos Parte do Patriarcado Ortodoxos das Nações, fundada por nosso senhor Jesus Cristo, na cidade de Jerusalém, no ano (30) da era cristã.  Somos uma igreja que interpreta os textos bíblicos com a razão, levando em conta o contexto da época, a tradição e os ensinamentos do evangelho, na linguagem de hoje.

O Santuário é pioneira no sistema de redes celulares. Em 2013 implantou o sistema celular para aliar as atividades realizadas no templo (celebrações, reuniões, pastorais, treinamentos de líderes e captação de dízimos) às reuniões caseiras.

O Santuário tornou-se a primeira Igreja Ortodoxa do Vale do Paraíba. Inaugurado na solenidade de São Miguel Arcanjo no, dia 17 de Outubro de 2013, o local tem sido elogiado por todos por sua humildade e acolhimento e pela espiritualidade. E não é para menos, Jesus é o nosso foco, num local bonito, agradável, acolhedor, e ali, de joelhos dobrados, as pessoas oram, seja para pedir ou agradecer, e adoram a Jesus Sacramentado.

A finalidade do Santuário, é proclamar o evangelho de nosso senhor Jesus Cristo, somos a igreja una, santa, católica apostólica de Jesus Cristo.

Historiado Santuário ortodoxo São Miguel Arcanjo

 

História da Criação da Missão onde um lindo trabalho de amor e Carinho, tronou-se O Primeiro Santuário Ortodoxo a ser construído no Vale do Paraíba Estado de São Paulo.

Antes da Criação do Santuário Ortodoxo de São Miguel Arcanjo e Mãe de Deus  ano de 2013, o Revdo. Pe. Padre Alan, pediu criação de uma pequena Missão na Cidade de Jacareí SP, pelo então Metropolita , Dom Giovanini Crisostomo , emitiu o Decreto de Criação Canônica da primeira  Missão Ortodoxa Bizantina.

A Instalação da Missão Ortodoxa Bizantina de São de São Miguel Arcanjo e Mãe de Deus  se deu no dia 21 de Abril  de 2013, presidida pelo Sr. Bispo Dom Giovanini Crisóstomo  e concelebrando o 1º Pároco, que tomou posse nessa mesma data.
A missão Ortodoxa Bizantina de São Miguel Arcanjo e Mãe de Deus, tendo muita Luta, Trabalho, dedicação dos Fiéis da Igreja Ortodoxa da Unidade, Deixando de ser uma missão e se tornando um Santuário de Adoração e amor a Cristo, onde leva a fé e devoção no grande Príncipe da milícia celeste, São Miguel Arcanjo, e na doçura e amor de Mãe, Theotokos Mãe de Deus.
O Santuário  é parte inseparável da Igreja Una Santa Católica e Apostólica, estabelecida por nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. É canônica, com sucessão apostólica (Cânone 372 do S.S. da Igreja Ortodoxa da Unidade.

O Santuário e fruto de um esforço missionário de levar a Ortodoxia ao povo Brasileiro da cidade de Jacareí SP, e com missão em todo território, resgatar e ensinar a origem Ortodoxa no interior do Estado de São Paulo, Somos representação Oficial e Canônica da Igreja Orthodoxa da Unidade que e Membro Pleno do Santo Sínodo AOCC-American Orthodox Catholic Church. Site www.mission-orthodoxe.org
Patriarcado das Nações, tem como Pároco Rv. Archimandrita Pe. Alan da Silva Mendes, que está subordinada a Metropolia Patriarcal no Brasil. Tendo a missão a propagação da devoção a  Theotokos e São Miguel em Jacareí SP, levando e ensinamento a  Fé Ortodoxa das mais diferentes nacionalidades. É uma Comunidade de Brasileiros, como padre estamos abertos a todos, independentemente de sua classe social, cor, saúde ou quaisquer outros fatores. ¶ Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. João 14:1-3 Sejam Bem Vindos!!!

Somos o Patriarcado Ortodoxo das Nações, Igreja da Unidade. Uma igreja mundial, onde tradição e diálogo andam juntos!

MISSÃO, PRINCIPIO E VALORES DO SANTUÁRIO

Missão Nossa Missão Como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela palavra de Deus e pela Eucaristia, temos a missão de evangelizar, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, à luz do evangelho,

A Missão define a nossa razão de ser. Ela deve ser simples e clara, entendida e praticada por todas as equipes. Todos que integram à Comunidade devem conhecer e estar comprometidos com a Missão. 
 Somos um corpo unido pelos mesmos objetivos e desafios. Nosso principal foco é levar a palavra de Deus. Trabalhamos em função dele. O espírito de cooperação, marca histórica do Santuário, é um dos principais vetores da unidade.

A cooperação entre os membros é a principal estratégia do Santuário para avançarmos no
cumprimento da Grande Comissão e na edificação do Corpo de Cristo.
A multiplicação de discípulos.

Nossa Visão Ser uma Igreja fortalecida na fé, samaritana e dinâmica na sua missionariedade.

Nossos Princípios

Acolhimento, Espiritualidade; Comunhão-participação Profecia.

Nossos valores

É fé influenciam nosso comportamento e atitude em todos as circunstâncias da vida, nos relacionamentos, na família, na liderança e na tomada de decisões.

Como Ortodoxos não abrimos mão do:

 Senhorio de Cristo , Sacramentos ,Dignidade e autonomia do ser humano , Serviço Cristão , Transparência
 Verdade, Respeito,  Liderança cristã, Proatividade e espírito empreendedor, Alegria, Responsabilidade
 Democracia, Inovação e Criatividade, Unidade na diversidade, Diálogo, Integridade, Exercício da cidadania
 Cooperação Transformados pelo Poder do Reino de Deus.

padre alan

Para mim na vida consagrada a cada dia há algo novo. Uma oportunidade nova de ser mais de Deus. Tenho aprendido com meus erros e defeitos a experimentar a misericórdia de Deus em minha vida. Às vezes penso não ter força e o Senhor vem em meu auxilio, me levanta, me sustenta. Quando não consigo enxergar sua mão me levantando Ele usa os irmãos da comunidade para me colocar de pé. Busca sempre em Jesus suas forças e Ele te animará. Não importa sua miséria e a miséria daqueles que estão em sua volta. Deus sempre te animará. Tudo que assumimos e aceitamos com amor se torna mais fácil. O fardo fica mais leve e a cruz se torna um mistério de amor, pois Jesus venceu a cruz amando. Aceitou o calvário, o martírio, o desprezo e venceu a morte ressuscitando por amor. Aceite tudo que te acontecer, mesmo sendo contrário ao teu querer, aceite com amor e suba a cruz com Jesus se preciso for. Saiba que é através dela que se tem a salvação. Tenho experimentado o amor do Senhor crucificado e percebo que minhas lutas e dores se tornam pequenas diante daquele que por amor subiu a cruz por mim e a você!

Diretoria do Santuário 2018