Projeto Social | Ortodoxos

Projeto Social

Seja bem vindo! 🙂

Conheça nosso trabalho e sinta-se a vontade para entrar em contato conosco!

 QUEM SOMOS?

Somos a Associação Anjos da Esperança uma entidade sem fins lucrativos.

Objetivo

Apoiar famílias, em comunidades de zona rural onde há vulnerabilidade social, no desenvolvimento pessoal das crianças e adolescentes a fim de garantir a eles seus direitos e contribuir na formação de cidadãos mais conscientes de si e do próximo.

Acreditamos no amar ao próximo como a ti mesmo e nosso propósito maior é receber e acolher com amor.

MISSÃO

 Nossa missão é assegurar a crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade social, em bairros rural carentes, dando o direto ao lazer, esporte, cultura, ensinamentos morais e éticos, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade, respeito e dignidade.

VISÃO

 Nossa visão é Contribuir para a cultura do bem-estar e da felicidade, bem como da saúde emocional, física e psíquica estimulando crianças e adolescentes por meio de atividades, que envolvem o desenvolvimento do Ser em toda a sua potencialidade, sem limitações ou restrições.

VALORES

 Para nós a criança e o adolescente têm direito a informação, cultura, lazer, esportes, diversões, espetáculos e produtos e serviços que respeitem sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento. Fortalecimento dos vínculos sociais e do exercício da cidadania para efetivação dos direitos referentes à convivência familiar e comunitária, à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito e à liberdade.

SOPÃO

Distribuição de sopa para pessoas em situação de rua com o intuito de realizar uma abordagem mais próxima e convidá-las para o café da manhã, assim como, o atendimento social em nossa igreja.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

  • Assistência, em casas lares, a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social encaminhadas pelo Conselho Tutelar e Ministério Público; 
  • Ajuda de matérias didáticas para crianças carentes;
  • Assistência as famílias carentes, cestas básicas, óculos, roupas;
  • Reabilitação de dependentes químicos e assistência aos seus familiares;
  • Atendimento especializado aos surdos e portadores de necessidades especiais; 
  • Capelani, nas casas e nos bairros mais carentes; 
  • Assistência comunitária a pessoas com precário acesso à saúde bucal, por meio do Programa Dentista rural;
  • Assistência a comunidades e populações vítimas de catástrofes e situações emergenciais;
  • Projetos de inclusão social em comunidades vulnerabilizadas e em situação de exclusão social;

O que é o Anjos da Esperança

 O Projeto Anjos da Esperança tem  caracterização  dos serviços e desenvolvimento de atividades com crianças e adolescentes de 4 a 16 anos, tendo por foco a constituição de espaço de convivência a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária. As intervenções devem ser pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social. Deve atender crianças e adolescentes com deficiência, retiradas do trabalho infantil e/ou submetidas a outras violações de direitos, com atividades que contribuam para ressignificar vivências de isolamento, bem como propiciar experiências favorecedoras do desenvolvimento de sociabilidades e prevenção de situações de risco social.

      O Projeto Anjos da Esperança é fruto da visão do grande missionário Padre Alan e do Bispo Dom Crisostomo Metropolita da Igreja Orthodoxa no Brasil Patriarcado Das Nações, que tinha o ideal de ajudar as crianças, e famílias carentes da zona rural onde muitas das vezes são esquecidos pela população  será uma “escola de grande visão missionária”..

 No Projeto são oferecidos os cursos, ensino de cidadania, esporte, música e desenvolvimento de talentos, além de cursos como xadrez, inclusão digital, balé, tênis de mesa, dentre outros.

Diretoria do Santuário

Palavra do Presidente

Em nome de Jesus” (Cl 3,17), venho até vocês amados irmãos e irmãs do Santuário Ortodoxo de São Miguel Arcanjo , para saudar a todos com um abraço fraterno. Dirijo-me a todos vocês, membros desta Igreja que está nos municípios  de Jacareí , Nazaré Paulista. Saúdo todas as autoridades constituídas no poder legislativo, judiciário e executivo. Dirijo-me fraternalmente às pessoas de boa vontade, que mesmo não comungando a fé Ortodoxa, trabalham pelo bem do próximo e construção de uma sociedade justa e fraterna.

Deus sempre nos surpreende, como diz Sua Santidade Patriarca Nícolas,  Surpreendeu-me com a nomeação para estar juntos para levarmos a palavra de Deus . Com o coração nas mãos quero falar de coração a coração pois, convosco sou cristão que busca cumprir a missão.

O Santuário  Ortodoxo é querida e destacada na Metropolia do Brasil por sua história e atuação em favor do Reino de Deus, na Região  do Vale do Paraíba estado de São Paulo.

A trajetória bonita do empenho dos  dos cristãos fieis inseridos nesta Igreja, e a força da atuação sendo discípulos e missionários do Evangelho, testemunham um Ministério que deve continuar avançando sempre mais, unida e sem medo de lançar as redes em águas mais profundas.

Perante este Santuário e aos meus Superiores , eu venho, “em nome de Jesus”, para amar e servir na função que misteriosamente me foi confiada, não por meus méritos, mas pela infinita graça e misericórdia de Deus. Sei que Deus escolhe o fraco e desprezível, para fazer brilhar unicamente o seu poder. Sinto-me realmente pequeno e limitado, diante da grandiosidade desta Obra e da missão a realizar. Mas assim como São Paulo, sinto o Senhor dizer-me: “Não tenhas medo…nesta cidade há um povo numeroso que me pertence” (At 18,9).

Enquanto o ao nosso Metropolita, comunicava-me que o nosso Patriarca, a quem saúdo reverente, tinha me nomeado Arquimandrita e Reitor , e encorajava-me a aceitar a missão, supliquei a Deus e senti que, o abandono consciente à sua vontade tem uma força que inspira coragem. Confio no apoio do amado Bispo Dom Giovane Crisóstomos, que impôs as mãos sobre mim na ordenação Sacerdotal, eu o quero muito bem e o saúdo com afeto. Como nosso pai continuará contando com nosso apoio, carinho e admiração.

Confio na ajuda de todos vocês, irmãs e irmãos do Santuário que, pelo batismo, são chamados à santidade. Antecipadamente agradeço a caridade que tiverem para comigo.

Venho para amar e servir em nome de Jesus na entrega sincera de minha pobre vida. De agora em diante vocês são a minha Família, à qual o Senhor me envia para servir como pai e pastor, minha “família, morada de Deus, edificada sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, do qual é Cristo Jesus a pedra angular” (Ef 2,19-20). Quero ser para todos o amigo certo nas horas incertas, o bom pastor segundo o coração de Cristo Jesus. Me ajudem!

No coração do Evangelho está a mensagem do Reino de Deus . Conclamo a Jesus Cristo que nos ajude a  continuar esta missão em favor do Reino, conservando o tesouro da fé recebida dos apóstolos . Assim procedendo sabemos que tudo o mais nos será dado por acréscimo (cf. Mt 6,33)

Vamos caminhar juntos pois o amor de Cristo nos uniu. Permaneçamos unidos neste amor e não só reunidos. A união faz a força que vence o mal pelo bem. Aos pobres e sofredores, aos que estão sem esperança, meu carinho e conforto. Em nome de Jesus em nome de Jesus estaremos convosco. Coragem!

Ao saudar-vos, já levo a todos no coração. “Peço que lutem comigo nas orações que vocês dirigem a Deus em meu favor” (Rm 15,30). 

Graça e Paz  a todos. Coragem! Que a paz, alegria e a graça do Senhor Jesus Cristo estejam com vocês, “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã” (Sl 30:5)