Santo Mistério | Ortodoxos

A LITURGIA DA CELEBRAÇÃO DO SENHOR

A base das liturgias usadas por todas as igrejas cristãs de origem oriental é a Liturgia de São Tiago, o Justo. Tiago foi o bispo de Jerusalém logo após a formação da Igreja no Pentecostes. Tiago era o irmão de Jesus que não era crente durante a vida de Jesus e a quem Jesus apareceu após a sua ressurreição. Mas evidentemente ele tinha sido um estudioso nas escrituras e tinha um prestígio como racionalista e justo, de acordo com a lei. Devemos supor que, com o passar do tempo, essa liturgia mudou sua forma de acordo com os tempos, mas a estrutura básica permaneceu. o mesmo. A liturgia reflete James compreensão da majestade de Deus (seu irmão). A liturgia desempenha um duplo papel.

  • Primeiro, é uma adoração que leva o adorador para fora do mundo mundano até as dimensões do espírito para adorar em espírito e verdade.
  • Em segundo lugar, é uma expressão da mensagem de salvação transmitida através de todos os sentidos humanos.

   

  A cena

Antes de começarmos a olhar os detalhes da liturgia, é necessário olhar para as configurações. Todo o propósito da liturgia é a adoração. A adoração é reproduzida à imagem da adoração celestial da qual temos um vislumbre no livro de revelações.

 

A configuração, evidentemente, é uma configuração real.

Apocalipse 4: 1 Depois disso olhei, e diante de mim havia uma porta aberta no céu. E a voz que eu tinha ouvido pela primeira vez falando como uma trombeta dizia: “Vem até aqui, e eu te mostrarei o que deve acontecer depois disto.” Apocalipse 4: 2 Eu estava no Espírito, e lá antes de mim estava um trono no céu com alguém sentado nele. Apocalipse 4: 3 E aquele que estava sentado ali teve a aparência de jaspe e cornalina. Um arco-íris, parecido com uma esmeralda, rodeava o trono. Apocalipse 4: 4 Ao redor do trono estavam outros vinte e quatro tronos, e sentados sobre eles havia vinte e quatro anciãos. Eles estavam vestidos de branco e tinham coroas de ouro em suas cabeças. Apocalipse 4: 5 Do trono vieram relâmpagos, ruídos e trovões. Antes do trono, sete lâmpadas estavam em chamas. Estes são os sete espíritos de Deus. Rev 4: 6 Também diante do trono havia o que parecia um mar de vidro, claro como cristal. No centro, ao redor do trono, havia quatro seres vivos e eles estavam cobertos de olhos, na frente e atrás. Apocalipse 4: 7 O primeiro ser vivente era como um leão, o segundo era como um boi, o terceiro tinha um rosto como um homem, o quarto era como uma águia voadora. Apocalipse 4: 8 Cada um dos quatro seres viventes tinha seis asas e estava coberto de olhos ao redor, até debaixo de suas asas. Dia e noite eles nunca param de dizer: “Santo, santo, santo é o Senhor Deus Todo-Poderoso, que foi, e é e está por vir.” Apocalipse 4: 9 Sempre que as criaturas viventes dão glória, honra e agradecimento àquele que se senta no trono e que vive para todo o sempre, Apocalipse 4:10 os vinte e quatro anciãos prostram-se diante dele, que está assentado no trono, e adoram a quem vive para todo o sempre.

Isaías 61:10 Eu me agrado grandemente no Senhor; minha alma se alegra em meu Deus. Pois ele me vestiu de vestes de salvação e me vestiu com um manto de justiça, como um noivo adorna a cabeça como um sacerdote, e como uma noiva se adorna com suas jóias.

Esta não é a adoração no templo do Antigo Testamento, mas a adoração no céu após a entronização de Jesus. A madhbaha (o Santo dos Santos) é normalmente decorada para replicar esta cena. Eles incluem a representação de Serafim e Querubim e candelabros elaboradamente esculpidos, etc. O thronose – o assento de Deus é intricadamente incrustado com motivos florais e ouro e prata.

 

O padre e suas vestes

O padre veste as vestes reais ele pode estar diante do trono da graça somente porque ele usa o manto. Este manto não é seu manto humano habitual. É um manto real. Ninguém pode entrar no santo dos santos com a sua própria justiça. Lembre-se da parábola do casamento do rei em que um homem entrou sem usar o manto real. Este manto é o imputado da justiça dada a cada crente pela fé em Jesus Cristo.

1 Pd 2: 9 Mas tu és um povo eleito, um sacerdócio real, uma nação santa, um povo pertencente a Deus, para que possas declarar os louvores daquele que te chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. 
1 Pd 2:10 Uma vez que você não era um povo, mas agora você é o povo de Deus; uma vez que você não recebeu misericórdia, mas agora você recebeu misericórdia.

Debaixo destas vestes estão as vestes do sacerdócio que realmente representam a vestimenta dos servos. O manto branco e a corda preta com borlas eram a vestimenta tradicional dos servos da casa real. O conceito cristão de grandeza medido pelo serviço.

Marcos 9:34 Mas eles ficaram calados porque no caminho eles discutiram sobre quem era o maior. 
Marcos 9:35 Sentando-se, Jesus chamou os Doze e disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, deve ser o último e ser o servo de todos”.

O sacerdote está diante do trono de Deus como representante de toda a congregação. Não é apenas a congregação presente, mas todos os crentes como uma única igreja universal estão presentes. É também uma parte da existência multidimensional. Embora estejamos conscientes apenas da dimensão em que estamos, o conceito indica a presença de todas as criaturas redimidas desde a eternidade estando presentes na adoração. O que James tenta retratar é a mesma imagem que vemos em Apocalipse. Essa adoração é um fato contínuo nos lugares celestiais e estamos entrando no culto de adoração. Podemos fazer isso por causa do direito que recebemos através do corpo e sangue de Jesus. Estes estão representados no centro da mesa – o pão e o vinho revestidos de majestade.

Hb 10:17 Em seguida, ele acrescenta: “Seus pecados e atos ilegais não me lembrarei mais.” Hb 10:18 E onde estes foram perdoados, não há mais nenhum sacrifício pelo pecado. Hb 10:19 Portanto, irmãos, desde que tenhamos confiança para entrar no Santíssimo Lugar pelo sangue de Jesus, Hb 10:20 por um novo e vivo caminho aberto para nós através da cortina, isto é, seu corpo, Hb 10: 21 e já que temos um grande sacerdote sobre a casa de Deus, Hb 10:22 aproximemo-nos de Deus com um coração sincero em plena certeza de fé, tendo nossos corações aspergidos para nos purificar da consciência culpada e tendo nossos corpos lavados com água pura.

 

 

A visão celestial de adoração e adoração

O ministério da palavra

A Liturgia de São Tiago começa (após a oração do preparador do celebrante) com a glorificação de Deus como um na Trindade. Começa com a definição de Deus e identifica Jesus como Deus encarnado. É seguido pelo Kauma que tece o fio através de toda a liturgia. “Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.” Quando estas palavras são entoadas, o véu do Santo dos Santos se abre e nós estamos ao mesmo tempo conscientes da majestade de Deus nas palavras. da invocação. E nós somos trazidos na presença do trono da graça. A adoração da trindade percorre toda a cerimônia.

O diácono lembra a congregação que a verdadeira fé foi dada aos santos de uma vez por todas e qualquer alteração ou mudança será um anátema citando São Paulo. Assim, a congregação afirma que somente a Bíblia é a autoridade para a doutrina. A leitura da epístola segue isto. É imperativo que a congregação aceite o evangelho e a congregação responda “Então, nós acreditamos e afirmamos” antes de receber a narração ou ensino do evangelho. Depois do cântico do elogio da Palavra de Deus e da adoração da Trindade, toda a congregação termina em uma confissão comum de fé no Credo Niceno.

Aqui a liturgia se quebra para dar espaço ao Ministério da Palavra

Isto é seguido geralmente pela confissão pública de pecados como uma preparação para a Ceia do Senhor. Nas igrejas ortodoxas é necessária a confissão privada. Confissões privadas ao Sacerdote não são exigidas na Igreja Mar Thoma. Isso foi feito para enfatizar o fato de que o Sacerdote é apenas um irmão separado para o serviço. A verdadeira confissão é para Deus. A confissão deve ser encorajada entre e dentro dos membros dos crentes, que tem um valor terapêutico como é agora conhecido. A confissão ao padre baseada em termos padronizados não fazia esse trabalho. O sacerdote só pode dar absolvição com base na palavra de Deus e não em sua autoridade.

O ministério do corpo partido de Cristo.

O Beijo da Paz – Reconciliação

A segunda parte é a preparação para a comunhão. Começa com o beijo da paz. Esta parte é importante porque, ao perdoar uns aos outros, toda a congregação se torna um só corpo, o corpo dos crentes, o corpo de Cristo. Antes de nos unirmos à mesa do Senhor, precisamos nos reconciliar uns com os outros. Assim, o Beijo da paz entoa “Que seja Paz de Cristo. Nosso Senhor esteja conosco e permaneça conosco”. Como os filhos de Deus, estamos diante do altar para apresentar nossos sacrifícios de louvor. Se for necessário, a reconciliação é um pré-requisito.

Mateus 5:23 “Portanto, se você está oferecendo seu presente no altar e lembre-se que seu irmão tem algo contra você, Mateus 5:24 deixe seu presente ali na frente do altar. Primeiro vá e reconcilie-se com seu irmão; então venha e ofereça seu presente.

Uma vez que a reconciliação esteja completa, a congregação é uma unidade orgânica e forma a noiva de Cristo e podemos “apresentar ao Senhor de toda a criação, o Deus Pai, o sacrifício da graça, paz e louvor na reconciliação e paz”. tempo a cobertura do pão e do vinho é removida. Agora estamos prontos para participar da mesa.

Declarações Institucionais

Na Anáfora, ou grande oração central da Liturgia , somos relembrados das glórias da criação de Deus e nosso dever limitado de agradecer por ela e por todas as muitas bênçãos que Ele derrama sobre nós. E nós nos juntamos à miríade de querubins de muitos olhos e aos Serafins de seis asas que cantam o Hino de Hosana.

“Santo, Santo, Santo, Senhor Deus de Sabaoth, o céu e a terra estão cheios da Tua glória. Hosana nas alturas !”

Há a reencenação da instituição da Eucaristia:

“Este é o meu corpo que está quebrado por você e dado para a remissão dos pecados” e então a bênção do cálice:

“Nosso Senhor, no dia em que foi traído, tomou o pão em suas mãos, deu graças, santificou, abençoou e deu a seus discípulos dizendo: Beba tudo isso; este é o meu Sangue da Nova Aliança que é derramado por você e para muitos pela remissão dos pecados ”

O significado desta proclamação é interpretado na vida da congregação como: “A tua morte, nós proclamamos e a tua ressurreição nós confessamos!” A grande oração continua com a lembrança dos eventos salvíficos da Paixão, Morte e Ressurreição do nosso Senhor, e como Contemplamos Sua segunda gloriosa vinda para julgar tanto os vivos como os mortos. Pedimos a Deus que nos poupe e receba este sacrifício de Jesus no Calvário como meu sacrifício. O recorrente apelo por misericórdia com base neste sacrifício na kurela rítmica continua até o fim.

Em seguida, segue o Epiklesis, ou invocação do Espírito Santo , que desceu sobre Jesus no rio Jordão, e sobre o discípulo no dia de Pentecostes. “Desça, ó Senhor, o mesmo Espírito, sobre nós e sobre estes dons que este pão pode ser o Corpo Santo de Cristo … e este cálice pode ser o precioso Sangue de Cristo” É a habitação do Espírito Santo que faz esses elementos comuns que são separados para ser o corpo de sangue de Jesus para aqueles que acreditam. 

À medida que a Liturgia prossegue, o sacerdote eleva o Pão e diz: “Coisas santas para pessoas santas!” Isso implicaria que esses elementos sagrados são apenas para o povo santo. Mas a resposta é “Só Deus, o Pai é Santo, só Deus, o Filho é Santo, só Deus, o Espírito Santo é Santo”. É confissão do fato de que somos todos indignos de nos sentar à mesa do Senhor. Mas o sacerdote continua dizendo; “O Deus pai que criou o universo está com você.” “Deus, o filho que nos redimiu com o seu corpo está com você” “Deus, o Espírito Santo, que dá vida a todos está com você” É nesta presença de Deus no crente que o torna digno de receber a comunhão. Não nos apresentamos ao trono da graça ou à mesa do Senhor por nossa própria força, mas por causa da presença de Deus em nós.

A grande intercessão

Isto é seguido pela grande intercessão. As orações incluem basicamente a igreja de Deus em todas as partes do mundo e em particular para a igreja, que celebra essa memória e, em particular, a congregação em questão. Em seguida, ele assume as pessoas na autoridade na igreja seus patriarcas (Metropolitan), bispos, sacerdotes, diáconos e todas as pessoas e para as necessidades de todos. Então nos lembramos dos Mártires, Santos e de todos os nossos pais que partiram na fé e pediram a Deus que nos desse forças para seguir seus passos.

A comunhão dos santos

Depois segue a participação do pão e do vinho como símbolos do corpo e do sangue de Cristo. A forma de recepção varia. O estilo tradicional da Igreja é recebê-los diretamente na boca. Mas em outras partes do mundo, outros métodos são empregados. Alguns recebem o pão na mão e alguns bebem o do cálice . São Cirilo de Jerusalém (c.315-386), que foi bispo de Jerusalém de 349-386, deu suas famosas palestras catequéticas. De acordo com Cirilo, o Corpo Sagrado é recebido na mão, com a mão esquerda fazendo um trono para a mão direita, “quanto àquilo que é receber um rei”. O Precioso Sangue é recebido diretamente do Cálice.

Quando a comunhão termina, toda a congregação entra em aleluia. Na Última Ceia, o próprio Jesus cantou o aleluia com os discípulos antes de saírem. Da mesma forma, a congregação leva a mensagem para o mundo

Quando alguém entra no espírito de adoração na liturgia, há um efeito transformador no crente, equipando-os para o mundo. A fé é confirmada, a energia é restaurada e o rito de intensificação está agora concluído. Olhando de fora, pode parecer um drama e assim é. Toda a celebração eucarística é uma mensagem para todos os que dela participam e também para quem a vê. A mensagem da salvação é expressa através de todos os cinco sentidos.

A Santa Comunhão como um todo é um memorial da morte e ressurreição de nosso Senhor Jesus e uma afirmação de fé na expectativa de sua Segunda Vinda. É também um ato de adoração em que o “Cordeiro morto antes da criação” está sendo adorado pela igreja universal em espírito e verdade junto com a miríade de hostes celestiais e o resto das criações. Para o participante, é um rito de intensificação. Para quem procura, é uma declaração do evangelho – as boas novas de Jesus Cristo transmitidas por todas as faculdades e sentidos. Todos estes são alcançados através da antiga liturgia que nos foi transmitida pelos nossos antepassados.

João 4:23 No entanto, está chegando o tempo em que os adoradores verdadeiros adorarão o Pai em espírito e verdade, pois eles são o tipo de adoradores que o Pai procura. João 4:24 Deus é espírito, e seus adoradores devem adorar em espírito e em verdade. ” 
Mas também há Deus, o Filho. Há também outra adoração – adorando no corpo a Jesus.

Cristo Jesus: Fp 2: 6 Que, sendo na natureza Deus, ………. 
Phil 2: 9 Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, 
Phil 2:10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus e na terra e debaixo da terra, 
Phil 2 : 11 e toda língua confessa que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.

Então, devemos a adoração mental na verdade ao Pai, adoração no Espírito ao Espírito Santo e adoração corporal a Deus, o Filho, e tudo isso em unidade orgânica. Somente quando fazemos isso, toda a nossa pessoa está envolvida na adoração. Como a pessoa inteira pode estar envolvida na adoração? Quando todos os sentidos e a mente estão envolvidos, podemos perceber isso com muito mais facilidade. É este conceito que se realiza na liturgia 

Facebook
WhatsApp
Twitter

Deixe uma resposta